Conheça o Intercom Júnior e as novidades para 2022

Atualizado: 31 de mar.

Dedicada ao acolhimento de trabalhos de estudantes de graduação e recém formados, a Intercom Júnior 2022 acolherá resumos expandidos


Por: Railson Oliveira


Apresentação de trabalho dos estudantes de graduação em comunicação da Universidade Católica do Salvador em evento científico da instituição.


A Intercom Júnior é um espaço que foi criado para reconhecer os trabalhos realizados pelos estudantes dos cursos de Comunicação, como também pelos recém formados, desde de que tenham no máximo um ano de conclusão. O espaço é aberto em dois momentos diferentes, ao longo de cada ano, sendo um deles nos congressos regionais e depois no congresso nacional da entidade.


Os estudantes têm a oportunidade de apresentar pesquisas derivadas de projetos de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão, resumo expandido de disciplinas cursadas na graduação, dentre outras.

Todos os trabalhos inscritos nos congressos, tanto nos regionais, quanto no nacional, devem seguir as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, que são estabelecidas também para os grupos de pesquisa. Os trabalhos podem ser submetidos a partir de oito divisões temáticas, sendo elas:


IJ01 - Jornalismo

Palavras-chave: Jornalismo; Estudos de Jornalismo; Gêneros Jornalísticos; História do Jornalismo; História da Imprensa; Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Jornalismo de Televisão; Webjornalismo; Teoria do Jornalismo.


IJ02 - Publicidade e Propaganda

Palavras-chave: Epistemologia da publicidade; Produção de sentido e discurso; Ensino em publicidade; tendências de consumo; Marcas; Estudos de recepção da marca; Tendências em publicidade.


IJ03 - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Palavras-chave: Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Gestão da/em Comunicação.


IJ04 - Comunicação Audiovisual

Palavras-chave: audiovisual; cinema; televisão; vídeo; ficção seriada; fotografia; rádio; mídias sonoras.


IJ05 - Comunicação Multimídia

Palavras-chave: Multimídia; Tecnologias; Cultura Digital; Conteúdos Digitais; Convergência Tecnológica; Games.


IJ06 - Interfaces Comunicacionais

Palavras-chave: Interfaces Comunicacionais; Comunicação Especializada; Educação; Ciência; Música; Meio Ambiente; Folkcomunicação; Saúde; Produção Editorial; Editoração.


IJ07 - Comunicação, Espaço e Cidadania

Palavras-chave: Culturas populares; tecnologias da informação e comunicação; cidadania; geografias da comunicação; desenvolvimento regional e local.


IJ08 - Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Palavras-chave: Culturas populares; tecnologias da informação e comunicação; cidadania; geografias da comunicação; desenvolvimento regional e local.


Você pode conferir as ementas completas, clicando aqui.

Após 2 anos de Pandemia e a realização dos congressos na modalidade online, O XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (INTERCOM NORDESTE 2022) será realizado presencialmente na cidade de Salvador, tendo como anfitrião a Escola de Comunicação da Universidade Católica do Salvador (ECA/UCSAL). Para este ano, a intercom júnior irá acolher resumos expandidos (e não mais artigos completos). as normas estão estabelecidas no modelo-padrão para submissão de trabalhos

Lembrando que os resumos devem ter entre de 1000 a 1.500 palavras, num só parágrafo, compreendendo contextualização do tema, problema de pesquisa, objetivos, metodologia, fundamentação teórica e principais resultados e/ou contribuições da pesquisa.

(é obrigatório formatar a proposta de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


Para participar da Intercom Júnior é muito simples, você deve realizar sua inscrição no congresso, pagar a taxa de inscrição, e depois submeter o seu trabalho à apreciação no site do congressos. Após a realização da inscrição e submissão do resumo o trabalho passará por uma avaliação de um comitê científico, formado por professores-pesquisadores sócios da intercom, sob a coordenação de cada divisão temática ligada ao Intercom Júnior.


Fique atento aos prazos, pois o valor da taxa de inscrição muda de acordo com as datas e a categoria escolhida, confira na tabela abaixo todas as informações.


Vale a pena lembrar que o propósito do Intercom Júnior é estimular a atividade de pesquisa ainda na graduação, para ajudar na formação de jovens pesquisadores, assim a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A expectativa de submissão de trabalhos de Iniciação Científica para o Expocom Nordeste é alta, uma vez que há dois anos o congresso não ocorria devido à pandemia do Coronavírus. "Estamos aguardando c