INTERCOM NORDESTE 2022 para Pesquisadores da Comunicação

O XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (INTERCOM NORDESTE 2022) acontecerá na capital baiana, sediado pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), nos dias 18 a 20 de maio. O maior congresso de Comunicação da região tem como objetivo fomentar e prestigiar pesquisadores(as), profissionais, estudantes e recém formados(as) da área de comunicação, mantendo uma organização, em que cada um deles pode participar em seus nichos específicos.


Voltado para os Mestres e Doutores, pesquisadores da Comunicação, há a categoria Grupos de Pesquisa, que possui a finalidade de reunir e apresentar temas emergentes. Para participar dessa vertente do Intercom os grupos interessados precisam que coordenador(a) e vice-coordenador(a) sejam necessariamente doutores(as), associados(as) a instituição a no mínimo dois anos, e ter participado dos últimos 3 congressos nacionais. É preciso ainda que o trabalho inscrito passe por um processo de análise realizado pela Comissão de Avaliação dos Grupos de Pesquisa, leia aqui o regulamento completo.


Os Grupos de Pesquisa podem se enquadrar em oito divisões temáticas diferentes:


Divisão Temática 1 - Jornalismo

Ementa: A especificidade dos fenômenos jornalísticos na cultura e na sociedade contemporâneas, em diferentes suportes e plataformas. Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo e seus meios. Jornalismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Evolução do Jornalismo e de seus produtos e mídias. Rotinas de produção e aspectos da produção jornalística em diversos meios. Linguagem jornalística - verbal, iconográfica, não-verbal, imagética. Produção e recepção da informação jornalística, e mudanças tecnológicas a elas associadas. Análise de coberturas. Gêneros jornalísticos. Jornalismo impresso. Telejornalismo. História do Jornalismo e da imprensa. Teorias do Jornalismo. Epistemologia do Jornalismo.

Que possui os grupos: Gêneros Jornalísticos; História do Jornalismo; Jornalismo Impresso; Teorias do Jornalismo, Telejornalismo .


Divisão Temática 2 - Publicidade e Propaganda

Ementa: Publicidade como vetor do desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica, profissional e de ensino. Publicidade como campo de atuação e de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais. Teoria da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda no composto de comunicação mercadológica. Publicidade e Propaganda como instrumento da comunicação de marketing integrado. Publicidade e novas tecnologias. Publicidade, Ética e Defesa do Consumidor.

Com o grupo: Publicidade e Propaganda.


Divisão Temática 3 - Relações Públicas e Comunicação Organi zacional

Ementa: Processos de relacionamento entre públicos e organizações. Culturas organizacionais. Práticas comunicativas no ambiente interno das organizações. Relações Públicas e sociedade. Gestão da comunicação nas organizações. Aspectos teóricos das Relações Públicas. Práticas em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Ensino de RP e Comunicação Organizacional.

Com único grupo: Relações Públicas e Comunicação Organizacional.


Divisão Temática 4 - Comunicação Audiovisual

Ementa: Estudo da Comunicação Audiovisual em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos, abarcando reflexões em torno das mídias e dos campos tradicionalmente classificados como audiovisuais: cinema, televisão, fotografia, rádio e outras mídias sonoras. Aspectos históricos, teóricos e metodológicos da Comunicação Audiovisual. Linguagens, técnicas, estética e questões éticas que envolvem a comunicação audiovisual.

Tendo os grupos: Cinema; Estudos de Televisão e Televisualidades ;Fotografia, Ficção Seriada; Rádio e Mídia Sonora.


Divisão Temática 5 - Comunicação Multimídia

Ementa: Processos comunicacionais em sua dimensão multimídia. Práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos e convergentes. Dimensão cultural da comunicação nesses ambientes multimídia. Estudos da comunicação em sua relação com a tecnologia. Tecnologia da palavra, da escrita, da imprensa e dos formatos digitais. Comunicação mediada por computador. Cibercultura. Processos de digitalização em diferentes mídias. Conteúdos digitais em seus múltiplos aspectos e interconexões com a questão comunicacional.

Grupos: Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas; Comunicação e Cultura Digital; Games.


Divisão Temática 6 - Interfaces Comunicacionais

Ementa: Processos e práticas comunicacionais em sua interconexão com outras áreas de estudos e/ou de conhecimento. Dimensões teóricas e metodológicas dos estudos da comunicação e suas interfaces. Estudos empíricos e pesquisas aplicadas. Comunicação especializada. Aproximações entre comunicação e cultura.Processos constitutivos da comunicação em sua relação com a ciência, com a cognição, com a educação, com o esporte, com a política, com a saúde e com o meio ambiente, com a cultura de massa e cultura popular, entre outras possibilidades de diálogo interdisciplinar.

Com os grupos:Comunicação e Educação; Comunicação e Esporte; Comunicação e Culturas Urbanas; Comunicação, Música e Entretenimento; Comunicação, Música e Entretenimento; Produção Editorial ; Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente.


Divisão Temática 7 - Comunicação, Espaço e Cidadania

Ementa: Análise dos processos de comunicação em contextos rurais e urbanos no âmbito local, regional e internacional, frente à mundialização dos mercados e das culturas, na perspectiva da cidadania, do desenvolvimento e das geografias da comunicação. Estudo dos meios de comunicação tradicionais no domínio da sociedade informatizada. Os usos e apropriações das políticas públicas de desenvolvimento pelas culturas populares. As tecnologias da informação e comunicação na geografia e na organização dos movimentos sociais e na construção das identidades culturais. Estéticas e políticas de corpo e gênero.

E seus grupos: Comunicação para a Cidadania; Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local; Geografias da Comunicação; América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais; Estéticas, Politicas do Corpo e Gêneros.


Divisão Temática 8 - Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ementa:Estudo da questão epistemológica da comunicação e da informação. Estudos dos processos de comunicação em suas diversas dimensões: a semiótica, a economia política, a informação, a cultura, a comunicação política. Teorias e correntes teóricas do pensamento comunicacional. Pesquisas em Comunicação de caráter interdisciplinar. A aproximação da Comunicação com outras áreas - Política, Economia, Linguística, Religião. Controle da mídia. Linguagem e comunicação.

Com os grupos: Comunicação, Imagem e Imaginários; Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão; Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura; Políticas e Estratégias de Comunicação; Semiótica da Comunicação; Teorias da Comunicação; Comunicação e Religião.


Para participar do congresso fique atento aos prazos, pois não haverá a possibilidade de inscrever-se no local, e há um limite de capacidade de acomodação para garantir a segurança sanitária de todos(as). Inscreva-se aqui.



406 visualizações0 comentário