Chamadas de trabalhos abertas para as DTs e IJ

Atualizado: 13 de mar.

A Intercom, nesse ano de 2022, retoma seus encontros regionais, incluindo na programação as sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa – nas Divisões Temáticas, em Mesas Coordenadas propostas por Grupos de Pesquisa e no Intercom Júnior, e, também, da mostra de trabalhos experimentais, a Expocom.


A determinação e a disposição da Intercom e da Universidade Católica do Salvador são para que o Regional Nordeste 2022 ocorra de modo presencial. E é dessa forma que estamos trabalhando na organização. Porém, como a situação pandêmica ainda é muito instável, o modo de realização do congresso ainda pode mudar, passando para o sistema remoto ou híbrido. Mas o formato com apresentação de trabalhos e a programação não serão alterados. Nosso compromisso é divulgar 45 dias antes da data do congresso um dia antes do período final de submissão de trabalhos o formato definitivo.


QUEM E ONDE APRESENTAR TRABALHOS

1. Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Especialistas, Graduados, Professores e Pesquisadores: Divisões Temáticas (DTs) e Mesas Coordenadas propostas pelos Grupos de Pesquisa

2. Estudantes de graduação e recém-graduados (2022-2021): Intercom Júnior (IJ) – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação


DESCRIÇÃO DE EVENTOS


Divisões Temáticas (DTs)

O que é: As DTs consistem no agrupamento de temas por grandes áreas de conhecimento referentes aos campos da Comunicação. Assim, os trabalhos ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovador podem ser inscritos em uma das oito subáreas.

Como fazer: A inscrição é feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos avaliadores indicados pelo Diretor Regional da Intercom, que comunicará ao interessado o resultado do processo. Cada pesquisador poderá encaminhar somente um trabalho para as Divisões Temáticas como autor principal. Porém, poderá também ser coautor de outro(s) paper(s).

Onde apresentar: Os trabalhos aprovados serão apresentados em uma das sessões da Divisão Temática para os quais foram submetidos. No total, são oito DTs:

DT 1 – Jornalismo DT 2 – Publicidade e Propaganda DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional DT 4 – Comunicação Audiovisual DT 5 – Comunicação Multimídia DT 6 – Interfaces Comunicacionais DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania DT 8 – Estudos Interdisciplinares


Consulte as ementas das subáreas das Divisões Temáticas.


Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão do resumo expandido (é obrigatório formatar o resumo de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


ATENÇÃO: EM 2022, A INTERCOM PASSA A RECEBER RESUMOS EXPANDIDOS (E NÃO MAIS ARTIGOS COMPLETOS). AS NORMAS ESTÃO ESTABELECIDAS NO MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.


Mesas Coordenadas propostas pelos Grupos de Pesquisa

O que é: Novidade na programação dos Intercom Regional 2022, as Mesas Coordenadas propostas pelos Grupos de Pesquisa consistem em apresentações de pesquisas em Comunicação desenvolvidas no âmbito de dois ou mais grupos de pesquisa, visando o intercâmbio, a aproximação e o fortalecimento de trabalhos conjuntos entre duas ou mais instituições de ensino superior.

Como fazer: A inscrição é feita online, pelo coordenador de um dos grupos de pesquisa, cabendo a ele a submissão do título da mesa acompanhado de um resumo da temática a ser discutida, a descrição dos grupos de pesquisa proponentes, e resumo dos trabalhos (entre quatro e seis) a serem apresentados na mesa. O julgamento da proposta cabe ao Diretor Regional da Intercom, que comunicará ao interessado o resultado do processo. Para a submissão, coordenadores dos grupos de pesquisa proponentes e apresentadores de trabalhos devem estar inscritos no evento.


Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão da proposta (é obrigatório formatar a proposta de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


Intercom Júnior - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O que é: Espaço destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.

Como fazer: A inscrição é feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos avaliadores indicados pelo Diretor Regional da Intercom, que comunicará ao interessado o resultado do processo. Cada pesquisador poderá encaminhar somente um trabalho para o Intercom Júnior como autor principal, pela sua inscrição. Porém, poderá também ser coautor de outro(s) paper(s), desde que enviado(s) pela inscrição do coautor.. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.

Os autores dos trabalhos não aceitos poderão participar do evento como ouvintes.

Onde apresentar: Os trabalhos aprovados serão apresentados em uma das sessões do Intercom Júnior para os quais foram submetidos. No total, são oito divisões:

IJ01 – Jornalismo IJ02 – Publicidade e Propaganda IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional IJ04 – Comunicação Audiovisual IJ05 – Comunicação Multimídia IJ06 – Interfaces Comunicacionais IJ07 – Comunicação, Espaço e Cidadania IJ08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação


Consulte as ementas das subáreas temáticas do Intercom Junior.


Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão do resumo expandido (é obrigatório formatar o resumo de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


ATENÇÃO: EM 2022, A INTERCOM PASSA A RECEBER RESUMOS EXPANDIDOS (E NÃO MAIS ARTIGOS COMPLETOS). AS NORMAS ESTÃO ESTABELECIDAS NO MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.


Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: É uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. Os trabalhos participantes da Expocom devem, obrigatoriamente, ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES). Para conhecer o Regulamento, as categorias e modalidades do Expocom, clique aqui.

Como fazer: A IES faz a indicação - via sistema - do trabalho selecionado. Somente depois dessa etapa, é que o aluno-líder indicado pela instituição poderá fazer a submissão on-line do trabalho, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. Antes de indicar e submeter o trabalho é essencial a leitura atenta do Regulamento. Trabalhos que não seguirem as especificações das ementas serão automaticamente desclassificados.

Onde apresentar: Os cinco trabalhos que obtiverem as melhores notas em avaliação realizada por júri virtual serão apresentados oralmente, durante o Congresso Regional, em sessões públicas, pelo(s) autor(es). Os trabalhos vencedores de cada modalidade estão aptos a participar da etapa nacional do Expocom.

ATENÇÃO: Antes de enviar seu trabalho, leia o regulamento da Expocom!


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. Os trabalhos destinados as Divisões Temáticas (DTs) e Intercom Junior (IJ), além das propostas para Mesas Coordenadas (MCs), devem ser inéditos, digitados rigorosamente conforme normas técnicas ABNT e seu conteúdo atender às exigências acadêmicas de solidez teórica, relevância do tema e correção textual.

2. As Mesas Coordenadas devem ser propostas pelo coordenador de um Grupo de Pesquisa ligado a um Programa de Pós-Graduação da região onde ocorre o congresso regional e devem contemplar de quatro a seis trabalhos desenvolvidos no âmbito de, pelo menos, dois grupos de pesquisas de diferentes instituições de ensino superior.

3. Os trabalhos e as propostas devem ser enviados somente pelo sistema on-line em formato PDF, seguindo o modelo-padrão de submissão, disponível na chamada de trabalhos (link acima). A não obediência a esta regra implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho.

Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.

4. Somente poderão submeter trabalho e proposta os autores previamente inscritos no congresso regional que comprovarem o pagamento da taxa de inscrição.

5. Serão apreciados somente os trabalhos pertinentes à ementa ou tema das Divisões Temáticas e Intercom Junior, desde que enviados pelo sistema informático, e dentro do prazo estabelecido. Para saber em qual seção apresentar seu trabalho consulte as ementas das Divisões Temáticas e Intercom Júnior ou envie e-mail para secretaria@intercom.org.br.

6. A seleção dos trabalhos e propostas inscritos será feita por um comitê de avaliação composto por especialistas na área de todo o país, previamente cadastrados pela Intercom, e sob a coordenação da Diretoria Regional. Os avaliadores, a seu critério, poderão solicitar aos autores alterações no trabalho apresentado.

Caso as modificações sugeridas não sejam apresentadas pelos autores dentro do prazo de 48 horas, o trabalho será automaticamente recusado.

7. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.

8. Para submissão de trabalhos em coautoria, o autor proponente deverá informar no sistema on-line o nº do CPF dos demais coautores para que possa adicioná-los ao trabalho. O sistema somente aceitará a inclusão de nomes de autores inscritos no evento. Somente autores, professores e orientadores inscritos terão direito ao certificado e nominação nos anais. Os certificados são emitidos online e podem ser retirados pelos autores a partir do término do evento na área reservada do inscrito.

9. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste nos seus Anais (que serão disponibilizados para acesso gratuito em nosso Portal) e ainda seu respectivo depósito no Portcom - Repositório Institucional da Intercom.

10. A taxa de inscrição no Congresso assegura ao participante o direito de participar dos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Congresso.

11. Os interessados em enviar trabalhos para a Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) devem seguir as normas do prêmio previstas no regulamento.


"Não perca os prazos de submissão. Participe dessa retomada histórica do Intercom Nordeste presencial".
58 visualizações0 comentário